Histórico

O Ginásio de Santa Cruz foi fundado em 1935 pelo Padre Jerônimo Mazzarotto e pelo Prof° Carlos Decker. O Ginásio era internato, externato e semi-internato. Estava o mesmo instalado em casa alugada onde funcionou a Assistência Social (prédio derrubado). Em 1936 o Prof° Carlos Decker adquiriu a propriedade onde funcionou a Escola. Em 1940 passou a ser propriedade do bispado. O Ginásio foi transformado em Colégio com o funcionamento do 2º Grau Científico até 1973. Após essa data funcionavam no prédio as seguintes Escolas:

- COLÉGIO CENECISTA CARLOS DECKER – 2º Grau;
- ESCOLA DE APLICAÇÃO – anexa à Escola Amanda Carneiro de Mello – Escola Normal;

Após o fechamento dessas Escolas, funcionou no prédio a Supervisão de Ensino Municipal e o Colégio Cenecista Carlos Decker.
Em 1991 começou a funcionar as Escolas: - ANTONIO E MARCOS CAVANIS – Ensino de 5ª a 8ª Séries e a Escola Municipal PROF° BERNARDO LITZINGER – Ensino de 1º Grau com 70 alunos matriculados distribuídos nas turmas de Pré-escola, 2ª, 3ª e 4ª série.
No final de 1991 iniciou-se a reforma do prédio pela Prefeitura Municipal de Castro, gestão do Ilmo. Sr. Dr. Prefeito Reinaldo Cardoso.
Em 26 de Junho de 1992 foi inaugurado o prédio como CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO “SANTA CRUZ”, onde funcionavam as Escolas:

- ESCOLA “PROF° BERNARDO LITZINGER” - Ens. de 1º Grau;
- ESCOLA “ANTONIO E MARCOS CAVANIS” – Ensino de 5ª a 8ª Séries;
- COLÉGIO CENECISTA “CARLOS DECKER” – Ensino de 2º Grau.
- COLÉGIO MASTER – Ensino de 2º Grau.

O prédio pertence à Congregação Antonio e Marcos Cavanis, sendo que existia um Convênio com a Prefeitura Municipal para usufruto da Escola Municipal “PROF° BERNARDO LITZINGER”.
A Escola Municipal “Prof. Bernardo Litzinger” teve seu nome alterado para Escola “Prof° Bernardo Litzinger” – Ensino de 1º Grau, para receber os benefícios do Salário Educação. A Fundação Educacional de Castro – FUNDECASTRO – administrava a verba do Salário Educação mantendo material escolar, pedagógico, equipamentos, primeiros socorros e outros materiais.
A Escola “Prof° Bernardo Litzinger” era situada à Rua Antonio Rolim de Moura, nº. 49, no Centro, município de Castro. Estava autorizada a funcionar pela Resolução nº. 703/91 em 13 de Março de 1991, quando ainda era Escola Municipal.
Em 22 de Abril de 1992 passou a ser mantida pela FUNDECASTRO, sob Resolução nº. 1.199/92 de 22 de Abril de 1992.
Conforme Decreto nº. 31/92 foi designada para responder pela direção, a Profª  Leila Apª Lopes de Oliveira, funcionando o estabelecimento no período vespertino com turmas de pré II e III e de 1ª a 4ª série. Somente em 1994 iniciaram turmas de 3ª e 4ª série no período matutino.
Em agosto de 1996 a FUNDECASTRO foi extinta, passando esta escola a chamar-se novamente Escola Municipal PROF° BERNARDO LITZINGER – Ens. Pré Escolar e de 1º Grau. Em dezembro deste mesmo ano, na gestão do então prefeito Sr. Rivadávia Menarim, a Escola recebeu instalações próprias, passando a funcionar à Rua Mariana Marques, s/n, próximo ao Parque Lacustre “Dr. Ronnie Cardoso”.
Em conformidade com o Decreto nº. 158/97, foi designada para responder pela Direção da Escola, a Profª Dircéia Osako.
Em junho de 1999, na gestão do prefeito Sr. Claudioni Braga, a instalação da Escola recebeu a ampliação de 2 salas externas para o funcionamento da pré-escola. Em dezembro de 2000, ao lado das instalações foi construído o Ginásio de Esportes Stefano Milinkovic Filho.
Já, na gestão do prefeito Sr. Dr. Reinaldo Cardoso, em 26 de março de 2003, houve a entrega da ampliação de mais salas de aula e a instalação da biblioteca escolar.