E-PROINFO

 CURSO "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC"


ATIVIDADE 2.6 - COM PROFESSORES

Esta atividade foi realizada durante a Parada Pedagógica de agosto com o objetivo de apresentar a ferramenta da "WEBQUEST" para os professores. Esta ferramenta de pesquisa oportunizou a todos a elaboração de atividades curriculares para serem aplicadas em sala de aula.
A maioria dos professores teve ótima aceitação e aproveitaram para dinamizar suas pesquisas enriquecendo ainda mais o planejamento.


ATIVIDADE 2.7 - COM ALUNOS

No mês de setembro algumas turmas utilizaram o laboratório de informática como extensão e complementação da sala de aula.
As turmas de 1º  e 2º anos focaram-se em atividades mais simples com o mouse e teclado, utilizando recursos do próprio Linux Educacional como quebra-cabeças, jogos de memória, aplicativo de desenho e pintura (tuxpaint), jogos envolvendo letras e palavras, jogos de cores , entre outros.
As turmas de 3º, 4º e 5º anos utilizaram recursos mais sofisticados como o editor de textos para digitar textos feitos por eles, o youtube para verem vídeos relacionados à matéria, fizeram pesquisas no google, usaram jogos de contas matemática (tuxmath), entre outros.
Os alunos conseguiram atingir todos os objetivos propostos nas atividades, se envolvendo de forma entusiasmada dominando os recursos. São raros aqueles que apresentam dificuldade no manuseio do equipamento, há ajuda mútua entre os colegas, colaborando para o andamento do trabalho.  

ATIVIDADE 3.3  - REENCANTANDO AS PRODUÇÕES DE TEXTOS.


1. Tema:
Reencantando a Produção Textual

2. Justificativa:
Os temas abordados partiram da necessidade de trabalhar a produção de texto de forma prazerosa, as etapas iniciais para a escrita depende de como é abordado o tema e de como este está inserido na realidade do aluno. Partindo da incentivação com temas de interesse do aluno, ele estará motivado e capacitado para a escrita, ou seja, terá dados e experiências que facilitaram a produção de texto.

3. Objetivos:
Trabalhar a produção de texto de forma prazerosa.
Incentivar o interesse do aluno através das experiências vivenciadas.

4. Desenvolvimento:
Fazer atividade de leitura e ilustração, mostrar que a criança é capaz de criar, imaginar e reproduzir, incentivados pela proposta do professor.
Realizar a leitura do livro “Charalina” de Nelson Albissú, em grupos a proposta é recontar a história através de recorte/colagem e pintura com tinta guache. Ao final cada grupo apresentará seu trabalho, enfocando o que chamou mais atenção.
O grupo deverá registrar sua brincadeira preferida, em seguida escolher uma brincadeira para realizá-la.
Apresentar em vídeo a música “Aquarela” (Toquinho), propor fazer a dobradura do avião que aparece na música, em seguida brincar com o avião.
Esta proposta de música nos dá infinitas possibilidades de produção textual.
Para o trabalho com reescrita, analisar um texto escolhido pela coordenação, em duplas fazer levantamento de quais aspectos devem aparecer na reestruturação enfatizando cada ano, ou seja, em qual etapa do desenvolvimento de escrita o aluno se encontra.

5. Recursos:
Livros, DVDs, tinta guache, revistas, bola, corda, bambolê, projetor, cadernos dos alunos.

6. Referências:
ALBISSÚ, Nelson. Charalina. Editora Paulinas: São Paulo, 1998.
SOUZA, Maurício de. A Roupa Nova do Rei. Coleção Clássicos Ilustrados. Editora Maurício de Souza: São Paulo, 1998.


ATIVIDADE 3.5  - REFLEXÃO SOBRE CURRÍCULO 

ATIVIDADE 4.3 - REFLEXÃO "MÍDIA-EDUCAÇÃO" 
Após leitura e reflexão do texto mídia-educação no contexto escolar concluímos que alfabetização e letramento midiáticos devem ser trabalhados com nossos alunos para auxiliá-los a ler/escrever de forma autônoma, crítica e criativa e que nós devemos fazer uma inter-relação entre a educação e as tecnologias de informação como ferramenta pedagógica e objetivo de estudo.
Uma dessas ferramentas utilizadas pela escola foi a pesquisa na WebQuest pelos professores.
Após as pesquisas realizadas várias ideias surgiram, entre elas a construção de maquetes sobre os tipos de moradias e modelagem de sólidos geométricos.
Os professores levaram as crianças nos computadores para visualizarem imagens sobre os tipos de moradias considerando que IMAGEM é uma forma diferente de linguagem.
Concluímos que essa atividade faz com que os alunos tenham mais interesse e motivação, pois o uso da mídia favorece a aprendizagem, pois na nossa escola percebe-se que isso já faz parte do cotidiano do aluno.